sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O rico e o pobre têm que mudar.

Os estudos e conhecimentos adquiridos pelas escolas da vida ou pelas dores da vida, no presente ou no passado, aconteceram com o propósito de melhorar a vida ou qualidade de vida futura, pois, de outra forma, seria inútil tudo isso e sem utilidade alguma.
Vejo que nossa vida de hoje, é uma imitação ou repetição do passado, e como ninguém. ainda, notou nada... continuamos os mesmos de sempre, e já é de se esperar como será no futuro.
Não é ruim ser os mesmos de sempre, se todos estivessem vivendo uma vida confortável, bem e feliz... mas as explorações de quase todo mundo para a boa vida e acúmulos de riquezas de muito poucos nunca teve lógica alguma.
As leis que regem o mundo político e dos negócios, acontecem no meio de gente ou pessoas inteligentes, cultas e com conhecimento necessário para saber que são responsáveis pelo presente e futuro de quem ele representa ou para os que comandam, seja como povo, pessoas ou empregados.
Afirmar que o mundo vai mal porque o povo é ignorante e sem conhecimento é afirmar que quem manda no povo para ser do jeito que é, não tem nada a ver com isso ou não tem responsabilidade alguma sobre nada.
O ser humano é manipulável... melhor, o ser humano é facilmente manipulável.
Os grandes cérebros e homens de épocas passadas, descobriram, que para dominar as massas, ou a população humana, era só dar a ilusão delas estarem vivendo bem, protegidos, com poucas preocupações, com comida, diversão e deixar suas mentes ocupadas, o suficiente, para não ter tempo para pensar como vivem e o que está se passando, na realidade... já ouviram falar em manipulação das massas pelo pão, diversão e vinho? pois é, funciona, sabia?
Como tudo na vida tem seus propósitos, acredito existir um para nós, o povão, grande massa ou população mundial estar vivendo a milênios numa vida medíocre, iludidos por valores ínfimos... que nos fizeram esquecer por que estamos aqui, e o que estamos fazendo com nossas vidas, em estudar, trabalhar, adquirir, acumular, sermos responsáveis por tudo... tudo tão intenso e tão importante que enquanto isso, não vivemos, não respiramos, não sentimos sequer os alimentos que estamos comendo, não dormimos direito, não sabemos demonstrar e receber carinho, não sabemos tratar à nós e muito menos nossos semelhantes, não sabemos educar nossos filhos, não enxergamos que os maus tratos da vida para nós está servindo como forma de passar a frente para os outros, enfim... por não notarmos nada, não sabemos amar e muto menos viver.
Aí vai uma pergunta que não quer calar:
Até quando nós, seres humanos racionais e inteligentes, vamos continuar sendo iludidos com a vida medíocre que levamos, demonstrando claramente que apesar de todo nosso potencial de ser racional e inteligente, não a usamos para nada de notável para nós mesmos?
Estudar, pesquisar, conhecer, aprender, e não aplicar para si e para o bem comum, não é racional e muito menos inteligente.
Sofrer e não entender por que está sofrendo, e pior, passar gerações e gerações fazendo a mesma coisa que nunca funcionou, não é racional e muito menos inteligente.
Vou dar exemplos do que estou querendo dizer:
Hoje estava conversando com um idoso, de 82 anos, e que se considera muito culto, muito experiente e muito inteligente...
Ele disse que o problema do mundo estar como está, são as pessoas que são ignorantes e não têm conhecimentos.
Eu disse que essa é uma boa desculpa para quem é inteligente jogar a culpa de sua falta de uso desta capacidade em levantar quem precisa, e por não estar fazendo seu papel, joga a culpa nos outros, menos favorecidos.
Veja como é interessante a situação:
Ele só está falando isso porque muitos ignorantes e sem conhecimentos trabalharam duro e ganharam pouco, e por isso, o fez ficar como está, vivendo confortavelmente e muito rico.
Se servisse de exemplo para o mundo em que vive, para seus filhos e seus empregados (ignorantes e sem conhecimento) que o fizeram rico... agindo de uma maneira correta, humana, racional, inteligente e consciente, valorizando quem está realmente trabalhando para que ele ficasse rico, pagaria melhor seus empregados, dividiria razoavelmente seus lucros anuais, e assim a vida dele, dos seus empregados e de todas as famílias deles seriam diferente... quer dizer: não viveriam na dificuldade que viviam naquela época e agora... ele ficaria menos rico, mas todos viveriam bem... ninguém seria culpado de nada.
O problema da humanidade é que não existe bons exemplos, que fazem o mundo ou o povo mudar, e que o mundo deveria seguir... e quando aparece ou tem algum, acham que é errado, é loucura, é irresponsável...
Todo mundo reclama da vida que leva e acha injusto, mas como os bons exemplos não emplacam... tudo leva a crer que parece que o mundo gosta de estar do jeito que está.
Se o rico ou o racional e inteligente não dá exemplos, quem não quer pensar, que é quase todo mundo, menos os ricos e os poderosos, vivem mal e passam esta vida a seus filhos, netos, bisnetos...
Veja bem:
Cada um vê o outro de um jeito.
O rico vê o pobre de um jeito e o pobre vê o rico de outro.
Como todo pobre quer se dar bem e ficar rico, e não entende o processo de ser ou ficar rico, não entende o que é riqueza... consegue ver o que está se passando, somente àquilo que suas vistas limitada enxerga.
O pobre vê o rico fazendo determinadas coisas, com relação à bens e serviços e já pensa que entendeu, mas já entendeu errado, o que ele vê é o rico comprando ou gastando com bens e tratando as pessoas... não tem nada a ver com relação à bens e serviços.
Outro exemplo:
O rico compra um carro lindo e caro, porque pode, e àquilo (carro) é uma forma de condução de bom gosto ou um brinquedo, jamais um investimento que vai  vai pesar em seu bolso.
O pobre tenta imitá-lo, comprando um carro bonito e caro, normalmente, fora e acima dos padrões de suas condições financeiras, encara como patrimônio, mas que vai pesar muito em seu bolso e pensa que isso o vai fazer ser importante e feliz.
O rico usa e abusa dos seus empregados e os remunera mal e porcamente, não porque vai ficar menos rico se remunerar melhor quem o serve, mas para que o pobre que o serve continue na mesma... humildemente o servindo.
O pobre não vendo e entendendo o que está acontecendo, quando consegue melhorar de vida, e contrata alguma ajuda ou tem a sua oportunidade de ter empregados ou empregada, faz a mesma coisa, remunera mal e porcamente, não para ficar mais rico, e sim menos pobre, sem saber que está representando perante o rico o papel de ridículo e miserável.
Se entendermos que a pobreza mundial ou a vida medíocre mundial tem sua origem no tratamento de humanos dispensados para humanos, e que o dinheiro que uns querem acumular ou ter mais para si do que para os outros, e que isso não tem sentido algum, porque o mundo são todos nós, e a questão da diferença de riqueza e pobreza está justamente em não querer dar o que o outro merece... não existiria mais as dores e sofrimentos pelo dinheiro, ou melhor, pela falta dele ou por motiva algum.
Muito mais que dinheiro, o ser humano voltaria a ser humano.
Na verdade se o mundo ou o ser humano deixar de fazer o que tem feito como forma de benefício pessoal e egoísta que vive desde que o homem se tornou um ser humano, ele, neste momento, deixará de ser humano, e será... homens irmãos! se acrescentar a isso o respeito e usar a natureza com inteligencia e consciência, subirá seu conceito para filhos da mãe natureza, e se for mais além e respeitar tudo, voltará a ser o que sempre foi... filho de Deus ou espírito divino.
Bem este comentário foi só para esclarecer como estamos longe de sermos o que somos.
Mas, podemos quebrar agora essa onde de imitações ridículas e irracionais, e para isso só é necessário mudar completamente a forma da gente tratar as pessoas do nosso meio e fazer do nosso mundo um mundo melhor para todos... e é isso que devermos fazer de forma individual, porque esperar que todo mundo largue o seu osso ou mude... ou o rico se sensibilizar com isso...
Não o mundo não vai mudar se a gente não mudar!
A situação difícil que vive a humanidade foi criada a milênios de cima para baixo, e querem que as responsabilidades sejam de baixo para cima!
Não concordo com que as responsabilidades seja invertida de lado, mas o mundo só vai mudar quando todo mundo mudar.
Mas esperar por isso, é o que todo mundo está fazendo desde o homem das cavernas... e cá entre nós, não funcionou e não está funcionando.


Nenhum comentário: