sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Viva em paz, não deixe sua mente mentir para você.

Tudo é uma questão de ponto de vista e conceitos de verdade.
Nós somos frutos do que criamos em nossa mente, para nós, e em consequência disso...
Se exatamente agora, passarmos a acreditar em outra coisa ou criarmos uma outra realidade para nossa mente, mudará totalmente nossa forma de agir, pensar e projetar nosso futuro... e assim poderemos deixar de ser infelizes e sermos, imediatamente, felizes... afinal, se nossa mente pode tudo, até acreditar que o mundo conspira contra nós, e que somos azarados e infeliz... então, porque não mudar nossa projeção de verdade mental para: estou fazendo ou fiz o máximo que posso para mudar a situação atual, e não tem nada a mais para fazer, por isso neste momento não estou nem aí com o que está se passando, estou calmo e em paz, entendo tudo e não permito que, o que estou projetando para minha mente seja a verdade que parece... nada disso é verdade, e tudo o que está acontecendo é uma questão de ponto de vista, e tempo para se resolver... vou mudar o que parece para o melhor para mim, e com isso, estarei feliz!
Se acreditar que está certo, ou meu conceito de verdade for determinada coisa, e alguém fizer ou disser o que não gosto ou considero mentira para mim, minha mente fará disso um inferno em minha vida, ou melhor, na minha própria mente.
Os problemas que temos não existem em outro lugar a não ser em nossa própria mente, por isso, é muito importante controlá-la.
Veja assim:
Não é quem fala, o que falam ou fazem para mim, que me faz ficar triste, chateado, indignado, traído, e outras qualidades do mal estar que tanto conheço... é a importância que dei a isso, que me fez ficar mal e infeliz.
E como devemos fazer para viver em paz, num mundo completamente ignorante disso?
Simples.
Quando alguém ou algo acontecer, que te deixa fora de si, fale para você mesmo: isso tudo é mentira e não acredito no inferno que a minha mente está querendo fazer parecer... por isso, entendo que sou inteligente, controlo minha mente e o que quero pensar, estou calmo agora, em paz e quero ou desejo que tudo que é perfeito continue da mesma forma... entendo que todo mundo tem o direito que falar ou fazer o que bem entender, eu é que não posso julgar o que ele fez ou suas atitudes... ninguém é contra mim, eu é que crio minhas verdades, e por isso, prefiro entender isso e quero e vou ignorar isso tudo e vou estar em paz e feliz agora.
Se estiver passando dificuldades, que pode ser financeira, amorosa, doença, morte, separação... não deixe que nada disso te domine... fale para você mesmo que sua mente não vai deixar você mal por nada, e que tudo que eu poderia fazer para mudar esta situação estou fazendo ou já foi feito, e que tudo, em breve se resolverá da melhor forma possível, e como sei que não adianta nada me desesperar e me descontrolar por isso, ficarei em paz e feliz.
Por que isso?
Simples.
Nós não podemos fazer nada para mudar o que está acontecendo ou que irá acontecer, porque não somos donos de nossos atos, do nosso destino, e muito menos o dos outros... e que estamos vivendo neste momento estas experiências, simplesmente para experimentar, e a lei do livre arbítrio está em gostar ou não, ou dar a importância que queremos dar àquilo que experimentamos.
Acreditar nisso, é acreditar em Deus, que está por trás disso tudo, e vai fazer de tudo, para todos nós, individualmente ou não, entender ou viver isso.
Se não entendeu ainda, vai sofrer, e se não entendeu sofrendo, vai sofrer mais ainda, até entender isso.
Já notou que nossa vida é uma eterna repetição das mesmas situações em que passamos mal, e só muda a paisagem e os personagens? e quando a história acontece e não damos importância que dávamos àquela situação, ela não mais se repete?
Exemplo:
Você tem seu primeiro namorado, emprego, negócios, bens materiais... e quando termina ou chega ao fim, sofre... depois de vários começa e termina, chega uma hora que não se dá mais importância a isso, e parece incrível que nesse momento a coisa se estabiliza e fica tudo calmo e feliz... a pessoa conhece alguém e casa, arranja um emprego que fica um tempão se dando bem nele, os negócios fluem... ou também percebe que tudo àquilo que tentou e não deu certo, foi perfeito, porque não era àquilo, exatamente, que queria para você ou sua vida... tem essa também!
Vamos parar agora de sofrer, e entender que para sermos felizes, precisamos desapegar da nossa sensação de posse, porque, de novo, ninguém é dono de nada... e amar a situação ou o próximo a ponto de deixar o destino te levar, ou deixar o próximo fazer o que ele bem entender, mesmo que isso faça mal para todos nós.
Fazendo isso, não significa que não deva existir justiça e penas conforme seus atos, ou que seremos idiotas ou coniventes com suas atitudes... o que digo é que posso julgar suas atitudes, mas jamais ele, e principalmente fazer eu sofrer por causa disso.
Se alguém nos faz mal, devemos nos afastar ou falar diretamente com a pessoa, sobre o que se passa, com amor e carinho nas palavras, e só.
Dizer não para os outros, é dizer sim para nós.
A sinceridade não é falta de respeito e educação, fazer a gente fazer o que não quer ou permitir isso é que é errado.
Condenamos quem fala mal da gente... mas, o que fazemos normalmente?
Se estamos acostumados a falar mal dos outros ou da situação, devemos parar imediatamente com isso e mudar de atitude, para: ficar quieto, falar sobre outras coisas, ou pensar que isso faz com que nossa mente treine a ficar contra todos e isso inclui a nós mesmos... por isso, quem fala mal da situação ou dos outros, fala mal e faz mal para ele mesmo.
Raiva, rancor, mágoas, ciúmes... não tem espaço para quem tem ou precisa viver juntos ou próximos.
Alias, raiva e rancor é o descontrole que a mente criou em alguém que não domina a si.
Sabe daquele frase: Deus, perdoe, ele não sabe o que faz?
Então, é isso, esse, o "ele" que não sabe o que faz, somos todos nós, todos os dias, a todos os instantes, que não sabemos controlar nossas mentes e sofremos por causa disso.
Vamos fazer uma corrente de viver em paz e controlar o que queremos que a nossa mente proporcione para nós... agora!
Penso que mesmo com muito ou todo nosso esforço, não conseguiremos mudar o mundo que vivemos, mas com pouco ou algum esforço, mudaremos o mundo que nossa mente cria e vive.

Nenhum comentário: