quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aniversário. Comemoração estranha.

Sempre tentei ver o lado prático ou o lógico da vida.
Tem coisas que não consigo entender...
Aniversário é uma delas.
Quando a criança nasce, parabenizam a mãe pelo filho e dão presentes para ele, mas raramente para ela, que sofreu pra caramba até então, meio estranho, mas tudo bem, eu entendo, mas depois disso a mãe nunca mais é lembrada, nem pelo próprio filho que deveria estar considerando a gestação, o cuidado e todo amor e carinho dispensado a ele por muitos e muitos anos de vida.
Mas não, todos os anos, naquela data querida dão presentes, dizem feliz aniversário e animam com... muitos anos de vida... só pra ele.
Penso eu, que esta canção de aniversário, que ninguém percebeu a letra, assim como muitas outras, mas isso é outra coisa, alegra a festa dizendo coisas nada a ver... essa de "muitos anos de vida" é uma delas...
Acho estranho porque parece comemorar que a pessoa conseguiu chegar lá... uma vitória, mais um ano de vida... agora todos desejam mais... mais anos de vida a ele. Talvez inconscientemente todo mundo gostaria de viver mais e o que parece é que todos desejam mais anos de vida, em doses homeopáticas, uma vez em cada dia de aniversário de cada um, não de uma vez só.
Quando vou a um aniversário de uma pessoa de idade, ou velha como dizem, e que já é claro sua situação precária de saúde e de vida.. mas mesmo assim a canção é sempre muito animada... a canção me faz pensar que seria uma súplica para dar mais um ano de vida, com felicidade, ou pior... que o fim está chegando pela contagem regressiva dos tempos ou anos de vida, e todo mundo, muito animado e otimista, cantarolam a velha canção... pra ver se pega.
Não sou contra aniversário e até gosto da festa dos outros e da minha mesmo, e me sinto obrigado a felicitar, comemorar e cantar o famoso "para bem pra você", mas isso não muda a lógica da coisa.

2 comentários:

Unknown disse...

Cheguei neste blog digitando no.google: lógica de comemorar aniversário. Não entendo os parabéns, não entendo o feliz aniversário . Parabéns pelo que mesmo????? Eu sou a responsável por estar aqui mais um ano? Depende de mim? E como temos certeza de que estar aqui ainda é merecivel de parabéns? Ainda, a vida só se conta a partir do saimento da barriga da genitora? Então não se conta aborto como crime.... São tantas incoerências e a gente é que taxado de esquisito. Não sinto dores pra raciocinar, ou tentar. Felicidades pelo seu dia.... comocomo assim? E os outros dias do ano, não? Esse é o problema das datas, das festas e comemorações. É só aquele dia, é só aquela época, depois estraga. Queria ver a reação do povo com coelhos de Páscoa na época do Natal e vice versa kkkkk. Acho todo sem fundamento e acho ridícula a adesão em massa. Estas convenções todas do tem um único propósito: vendas. Só isso. Me impressiona a reação de amigos quando sumo no dia q nasci. Ainda mais com o face, q não tenho, ficam loucos. Sim, porque se não for pra aparecer, qual o propósito? É a impressão q tenho, tudo pra aparecer, ter seus minutos de fama. Curioso é que sou assim desde criança, nem festa de formatura eu aceitava. Não sou feia, não sou tímida.... apenas me nego a inserção na base do " sempre foi assim". Sobre parabenizar a mãe pelo nascimento do filho... sou mãe e tenho mãe. É a natureza a maternidade. Carregou e doeu pra todas, desde q o mundo é mundo. O sentimento é q varia. Meus parabéns foi meu filho em si, porque amo crianças mais que tudo nesta terra. Minha mãe foi diferente, não desejou nenhum dos cinco filhos e nunca se encaixou nesse papel de mãe. Não é a praia dela e isso acho digno, respeitar as pessoas. Dia das mães e de etc é todo dia. Ser tolerante é todo dia, não passar o ano em rixas pra depois juntar rostinhos pras fotos de Natal. Natal???!!!! Pra quem acredita em Jesus, sim porque até ateus se auto esquecem no Natal, Ele não nasceu dia 25 de dezembro. Pela descrição das condições climáticas do local e dos tempos, nem em dezembro foi. Ainda assim, na bíblia inteira não há indicação de que a natalidade de Jesus deveria ser comemorada todo ano. Na bíblia vemos que os ensinamentos de Jesus a serem imitados, como Conselho, não como ordenança, São esquecidos pela graaaaande maioria. Vou continuar pesquisando no Google. Foi gratificante prosperar com você :) Denise. É honesto que eu lhe dê o direito de resposta, mas este e-mail aqui foi só pra me logar. Caso o queira, o que uso é: deinpeace@hotmail.com

Unknown disse...

Peço desculpas pelo indomável corretor ortográfico que mudou muitas letras e palavras no texto. Inclusive meu "papear", q ele transformou em prosperar...