terça-feira, 2 de outubro de 2012

Só podia dar nisso, somos maus professores e alunos!

Todo mundo afirma que a vida é uma escola, mas vive como se estivesse numa colônia de férias ou na hora do recreio.
Acreditamos que na vida, assim como a sociedade, um está sempre ensinando o outro...
Mas ensinando o quê?
Pelos maus exemplos que temos e damos, penso que é o de não ser.
Mas de que adianta entender que não se pode ser o que se critíca ou se pensa estar errado, se nós, como alunos e multiplicadores de opiniões destas terríveis aulas, entendemos mas não colocamos em prática?
Penso que na situação atual, os meus professores e suas aulas desagradáveis estão muito eficientes e creio que deveria até parabenizá-los pela insistência.
O que preciso fazer para mudar a situação é entender a situação?
É entender que a aula é, justamente essa, queira ou não, goste ou não.
Posso até evitar o professor, mas a aula será dada por um outro, ou por outros.
Não, não tem jeito, tenho que passar deste nível de aula!
Imagino que ninguém gosta de ser criticado, contrariado ou ser comentado por... calúnias, mentiras ou invenções!
Mas o que fazer?
Lembro que muitos anos atrás, tinha um filme que se chamava kung fu, tinha um menino branco no meio de chineses onde viviam juntos num templo chinês... esse menino branco, vivia fazendo perguntas para o mestre, e o mestre, com muita calma e paciência, sempre o aconselhava com mensagens inteligentes que poderiam mudar sua vida... um dia ele chegou ao mestre chorando dizendo que todos seus amigos o chamavam de branquelo e ele não sabia mais o que fazer... e o mestre lhe disse: gafanhoto (apelido do menino) na vida as pessoas sempre falarão duas coisas de você ou ao seu respeito: a verdade ou a mentira... em nenhuma das duas você dará importância alguma, porquê são as opiniões deles e que não vai mudar em nada a sua... faça isso agora, não dê importância a nenhuma delas, mesmo que isso esteja te machucando, não dê importância... apesar de ser verdade que você é branquelo, ou você é amarelo?
Agindo assim, o que poderia nos incomodar?
Que valor que devemos continuar dando aos que nos faz sentir desconfortos, ou se não gostamos de comentários desnecessários por que continuamos a fazer para com os outros?
Reclamando dos problemas estaremos dando valor demais a algo que não tem valor algum!
Creio que uma mente inteligente e brilhante como a nossa, não caberia uma deselegância de falarmos mal dos outros ou sendo desagradável com alguém, sendo assim, nos apresentaremos como péssimo exemplo de aluno e professor!

Nenhum comentário: