quarta-feira, 3 de abril de 2013

EUA dará o exemplo de como resolver os problemas do mundo.

Os EUA é o país mais poderoso do mundo, e parece, que o mais endividado do mundo também, e que, pelo jornal, sua dívida está em 3 trilhões de dólares, não que seja muito, porque o pouco ou muito é relativo... para um país pobre, 1 trilhão de dólares com certeza é muito, para um país rico, 2 trilhões de dólares pode ser preocupante, e para os EUA 3 trilhões de dólares é apenas razoável.
Mas, independente do valor, penso que o mundo sofre pelo que o dinheiro compra e depois cobra, quer dizer: somos incentivados a gastar, nos oferecem créditos absurdos e quase ilimitados pelo que ganhamos, com isso nos sentimos grandes e confiantes, e como consequência disso, compramos mais do que o nosso dinheiro pode pagar, ou que nosso rendimento ou tamanho permite.
Teve um tempo que o Brasil estava devendo o mundo e o fundo para o FMI, e diziam que o país vivia no terceiro mundo e o povo contando as moedas para viver porque o problema era a dívida externa, e agora que não devemos mais nada, não mudou nada para nós.
Penso que irá acontecer a mesma coisa com os EUA, porque nisso nós somos de primeiro mundo, sabemos  muito bem o que é ficar devendo e sermos pressionados pelo e para o FMI, e sabemos pela experiência que tudo na vida é previsível... a bola da vez, agora, é para os EUA e para seu povo, que acontecerá a mesma coisa que no Brasil... nada! fiquem tranquilos e calmos, porque tudo isso ou este barulho todo não vai dar em nada, por que? porque não existe dívida, existe controle, e o controle que o FMI já tem sobre o povo, e a população dos países,  e não vai mudar nada para quem deve ou pagou, e independente de dever ou não, a intensão será a mesma... controlar para continuar controlando.
Aonde quero chegar é que o presidente dos EUA está propondo para que os ricos de seu país pague as dívidas, nada mais justo! por que cobrar da população pobre, o que ela não pode?
Se ele conseguir fazer com que os ricos paguem as dívidas, será o primeiro passo para que o mundo humano e justo mostre seus primeiros sinais na evolução humana e racional.
Se os ricos se sensibilizarem a terem suas responsabilidades com relação ao seu país e seu povo, e aceitarem pagar a divida, verão que suas vidas não sofrerão mudança alguma, não terão problema algum diminuindo os números de suas contas bancárias, devolvendo uma parcela de seus lucros ao mundo que o fez estar rico e ainda sustenta seu luxo e vida boa... e que não está fazendo nada mais do que sua obrigação e senso de justiça, em poder contribuir com a vida mais ou menos que seus irmãos compatriotas ou planetários se encontram.
Sim, o EUA vai dar o maior exemplo ao mundo, de como tratar seus semelhantes.
Nada melhor, o melhor e o mais poderoso país do mundo, dar o primeiro exemplo.

Nenhum comentário: