domingo, 26 de fevereiro de 2012

O mundo é o mesmo, as pessoas que mudaram.

Hoje tive uma conversa muito interessante com um amigo, com a idade para ser meu pai.
Ele afirmou que hoje vivemos muito melhor que antes, e relembrou os tempos difíceis de sua vida em que não tinha quase opções para comer e para se deslocar, e que hoje se vive muito melhor e com muito menos.
Aí eu disse: sim, eu acredito em você e creio realmente que foi tempos muito difíceis, mas quero perguntar uma coisa: o que você acha que mudou, o mundo ou as atitudes das pessoas?, porque a terra e as pessoas são as mesmas daquela época ou se não dizer, de todas as épocas!
Ele ficou pensativo, durante alguns instantes, e disse meio que sem graça: foram as pessoas, as atitudes delas.
Fiz outra pergunta: o sr. acha que se os seres humanos de hoje voltassem para as épocas das cavernas, viveriam na miséria da época, nas suas dificuldades que o sr. viveu, ou em pouco tempo viveríamos parecido como hoje?
Ele ficou pensativo, durante alguns instantes, e disse: creio que não viveríamos muito diferente de hoje.
Falei: penso que existe e sempre existiram pessoas com o nosso pensamento atual ou muito superior a esse em todos os tempos... a miséria, a fome, a pobreza, e as necessidades materiais básicas sempre foram desnecessárias em todas as épocas e em todo o mundo, e que infelizmente estamos nas mãos dos mesmos herdeiros, e do mesmo método de criação de miséria criado pelos inteligentes passados e sedentos em saciar seus vícios de continuar com o poder do domínio sobre as pessoas.
Como será que conseguiram, por tanto tempo, dominarem tudo e todo mundo?
O que poderíamos fazer para nos libertar destes poucos inteligentes do passado?
O que eu poderia fazer, já que ninguém se importa?
Ele respondeu: o poder é um problema. Se voltássemos no tempo o poder iria facilmente iludir e fascinar alguém, que com o passar do tempo iria fazer voltar a ficar tudo igual, de novo. Portanto, viva a sua vida!
Triste, não!?

Nenhum comentário: