quinta-feira, 3 de maio de 2012

Entender os outros é entender a gente mesmo.

Parece engraçado as pessoas serem capazes de afirmar que elas estão certas, mesmo sabendo que daqui a minutos podem estarem pensando diferente, e a verdade ou as afirmações quando mudam completamente, o correto passa de repente a ser incorreto.
Vejo pessoas criticando os outros até que eles se tornarem iguais, é o que acontece com os adolescentes quando crescem ou se tornam adultos.
Um dia o meu amigo estava discutindo com o pai dele, e o pai disse o seguinte: olha só! você é mais errado que eu, eu errei e continuo errando porque nunca tive exemplos, e você tem. Você não percebeu que está fazendo exatamente tudo aquilo que eu sempre fiz e que achou errado, acho que quem tem que mudar é você.
Até pouco tempo atrás, muitas pessoas me criticavam... pelo meu jeito, meu cabelo, meus pensamentos, até que eu acabava com a conversa dizendo que sou assim porque não sou ele, e é exatamente isso que nos separa; as nossas individualidades, e do jeito que você me critica daqui a pouco vou ter que te perguntar como devo ser, pensar e agir... quem sabe desse jeito vou estar de acordo com o que você gosta.
Parece que as pessoas insistem em querer atacar os outros com suas idéias, muitas vezes ultrapassadas, ou que não tem o mínimo respeito pela individualidade e vida dos outros. Por exemplo: a questão do homossexualismo... pessoas criticam de uma forma que parece crime o outro escolher seu modo de amar ou viver, sendo que esta não tem nada a ver com a vida do outro ou de ninguém, a não ser a dele mesmo.
Outra é a de achar que determinada pessoa tinha que casar com outra por vários motivos... mesma coisa... quem casou não foi ela e quem está vivendo a vida deles são eles, e a pergunta é: por que as pessoas não conseguem ter respeito pela vida dos outros e ficam se entrometendo... até parece que a vida de cada um está uma maravilha e serve de modelo e pior, ninguém tem a oportunidade de tentar o diferente do modo de pensar dele.
Percebi ainda, que, de forma geral, ninguém quer entender ninguém, e como isso acontece com todo mundo... ninguém se entende. E o mundo que vivemos fica nesta falência social em que vivemos.
Talvez agora que muitas pessoas estão pensando sobre sua vida e aonde ela está levando cada um, pessoas comuns como nós tenhamos outros tipos de comportamento, fazendo de todos, um mundo melhor.
Porque a dica já foi dada a muito tempo: amar uns aos outros como a ti. Que quer dizer: se você estivesse vivendo naquele momento, naquela realidade, com aquelas propostas e vida, sendo ele e não você, agiria da forma exata que ele agiu. Na verdade, sempre gostaríamos de sermos aceitos do jeito que somos e estamos, porque sempre achamos que estamos certos, em todos os momentos, mesmo sabendo que não é bem assim...
Portanto:  temos que entender e aceitar que tudo é perfeito do jeito que é, mesmo não sendo o que a gente acha que deveria.

Nenhum comentário: