quinta-feira, 10 de maio de 2012

A triste história de um mundo perdido.

Moro no Brasil, o país tropical, da alegria, da farra, onde tudo é ou foi permitido.
No estado em que moro, Mato Grosso do Sul, ou como muitos conhecem, o estado do pantanal, que quando acontece a época das chuvas inunda muitos campos e se torna quase impossível chegar a determinados locais de carro... só de barco ou avião.
Antigamente, veja bem... a uns 40 anos atrás, os rios eram pontos turísticos, em que pescadores amadores vinham de todo o Brasil para passear, se divertir pescando. Como dizem: não tem nada mais prazeroso que pescar!
Já naquela época, eu ficava indignado, questionava e perguntava por que as pessoas ou pescadores tinham que levar tanto peixe embora!? e o que isso poderia acontecer a longo prazo!?
Porque na época, a pesca era maravilhosa e a diversão era garantida, e todos os milhares de pescadores ficavam vaidosos e diziam que tinha valido a pena vir de tão longe. Mas a maior sensação mesmo era a de poder levar e mostrar pra todo mundo os mais de... 200 Kg de peixe por pessoas, que pescaram! Porque era normal virem em 3 pescadores e levarem mais de 750 KG de peixe embora.
Sempre pensei: por que fazem isso?
Bom... agora a festa acabou, os rios que tinham os peixes em quantidades infinitas praticamente estão vazios, mal dá para alimentar os próprios moradores ou pescadores locais.... o turismo agora é outro, porque acabaram com tudo!
Viram que bonito!? Vieram, fizeram a festa e foram embora... tudo bem, foi lindo e divertido... mas e agora, como é que ficamos?
Sim, ficamos, porque até para os próprios filhos ou netos dos pescadores do passado acabou a farra.
Outra coisa... no nosso estado, antes, tinha matas, animais silvestres, passarinhos... agora só pasto, gado e plantações de cana...
Com certeza, como ninguém está cuidando da terra em que usam, ou como dizem: não gastam dinheiro com a manutenção do solo, aos poucos o deserto vai dar suas boas vindas, e assim como os que acabaram com os peixes dos rios, outros ou os mesmos tipos inconsequentes estão acabando com a natureza...
Mas fazer o que, não é!?  Vamos nos conformar e acreditarmos que nada vai acontecer e que tudo não tem consequência nenhuma, nem a médio, nem a longo prazo. Só que nos esquecemos que esse médio e longo prazo pode ser daqui uns... 30-40 anos!
Portanto, se o mundo não acabar ou acontecer algo grande neste ano de 2012, com certeza, muitos de nós estaremos vivos pra ver isso acontecer!



Nenhum comentário: