quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A felicidade e o amor incondicional

Desde criança tenho feitos coisas que quero.
Fui em frente, por acreditar, realmente, que era a coisa certa.
Em quase todas minhas investidas, fui criticado pelos possíveis erros que poderiam, e realmente, aconteceram. Muitas delas me trouxeram sofrimento e dor, mas nunca arrependimento.
Meu pai me disse: se você está fazendo uma coisa que está claro que não vai dar certo, e se diz esperto; você não é esperto.
Minha mãe: Eu acho que você vai se dar mal, mas se tem certeza que isso vai ser bom pra você, então continua!
Paro hoje e penso em tudo isso, e concluí que tive sorte, de certa forma, por poder errar e ser relativamente criticado, pelos óbvios resultados de minhas experiências.
Vejo que fui e estou sendo cada vez mais feliz por ter esta liberdade. Afinal, se eu não fizesse do meu jeito eu estaria vivendo minha vida dirigida por outra pessoa.
Vejo ainda que como busco respostas pra tudo, busquei a resposta para a pergunta: o que é a felicidade e como chegar até ela.
Sempre escuto pessoas perguntado: por que Deus nos deixa sofrer, por que as pessoas são tão ignorantes e o mundo é tão injusto? Por que acontecem as guerras, e o senhor não faz nada?
Pode parecer loucura mas eu fiz as mesmas perguntas a ele, e foi num sonho que respondeu: eu fiz a minha parte, agora faça a sua!
Por muitos anos tentei entender esta resposta simples e direta. E agora sei o que ele quis dizer: Dei todas as oportunidades pra você fazer tudo o que quiser, porque te amo, então só me resta agora esperar que faça o mesmo!
Ele permitiu, não só a mim mas a todos, fazer tudo por amor a todos nós, sem nenhum tipo de preferência ou impondo condições. Este tipo de atitude chamamos de amor incondicional.
Deixar ou permitir mesmo sabendo que estamos rumando para o abismo, loucura, vício, drogas, relacionamentos frustrados, e tudo o que mais pensar, por amor, não por egoísmo ou protecionismo.
Penso que se eu tenho a oportunidade de fazer o que quiser, assim como todos, e fico feliz com isso, não é correto eu querer que o mundo seja do jeito que eu quero ou acho que deveria, que as coisas deveriam acontecer conforme a minha conveniência.
Então para eu ser feliz preciso agir como Deus, permitir para todos, incondicionalmente que façam da sua vida o certo ou o errado, não conforme minha mas pela a conveniência e vontade dos outros também. Sem críticas ou ter expectativas, viver somente a minha vida e cuidar dela, participar da dos outros quando solicitado e fazer somente o que pedirem, nada mais.
Teve um cara chamado Jesus que deixou sua marca com a seguinte frase: que queres que eu faça para ti? E fazia só o que tinha que foi pedido. Afinal ele poderia transformar a vida do pedinte em um mar de rosas, com toda a fartura e fortuna que todo mundo deseja, e não fez! Por que?
O que eu vou fazer da minha vida pra ser feliz? Ou já sou ou estou feliz e não tô sabendo? Será que preciso só de alguns ajustes de comportamento com relação aos outros ou a vida dos outros, ou preciso entender a resposta de Deus e a conduta de Jesus?

Nenhum comentário: