domingo, 18 de dezembro de 2011

A nutrição e o espiritismo

Por que temos que comer e os espíritos não?
A resposta mais óbvia é que nós somos materiais e os espíritos não!
Errado, dependendo do nível material e espiritual, todos precisam se alimentar, ou nutrir-se de algo pra se manter vivo.
Estou falando em reabastecer-se dos nutrientes que precisa, não de comer com a boca. Nutricionalmente falando, quando comemos qualquer tipo de alimento, estamos ingerindo e assimilando o que? Carbono, hidrogênio, oxigênio, em uns nitrogênio, sais minerais e vitaminas, que são na verdade átomos de energia condensados formando uma matéria que chamamos de comida.
Qual o objetivo de comermos, nutricionalmente falando? Repor as energias e nutrientes necessários para recompor o que foi gasto e manter o corpo em dia.
Tudo isto é óbvio, e daí?
Bom, quando se está cozinhando ou assando algum alimento, o vapor do cozimento não tem valor nutricional nenhum? Quem respira tudo aquilo, não estaria absorvendo parte destes nutrientes?
Será que comemos porque não conseguimos respirar ou interagir com o que já existe no ar, ou não conseguimos assimilar a energia que circula no universo, que se chama energia cósmica universal?
Será que nossa alimentação não é uma tentativa de interagir com o alimento, absorver, usar e depois devolver, de alguma forma, tudo que recebeu, dar de volta pra natureza?
Se está hipótese for ridícula, por que não tem comida em lugar nenhum, só aqui na Terra? Há sim, não existe vida em lugar nenhum, só aqui.

Nenhum comentário: