terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Inversão de valores e inexplicações

Valores! Tá tão fora de uso que tenho que perguntar: o que significa isso? Pra mim significa algo ou alguma coisa que tem valor ou significância.
E inversão de valores? É desvalorizar o que tem valor ou significância.
Exemplos:
1- Quem tem mais valor no crescimento moral, cultural, nos conhecimentos e preparação da criança, do adolescente ao profissional? Os pais? Não, o professor. Profissional sem moral e autonomia, que cuida dos filhinhos dos papais, que não conseguem segurar a onda de suas criaturas, que tem medo de perder o emprego ou até de ser processado por não estar de acordo com as normas e leis sociais e da instituição que trabalha. Profissional que não ganha pouco, ganha uma miséria pela responsabilidade e tolerância com os filhos dos outros, salário menor de quem cuida carros na rua, não que ele não mereça ganhar o que está ganhando, pelo contrário.
2- Por que um jogador de futebol ou um cantor ganha mais do que um cientista, que dá sua vida para descobrir coisas relevantes, que vão beneficiar, realmente, milhões de pessoas.
3- Por que as pessoas dão dinheiro, e ficam contente com isso, para as igrejas, e não dão para os necessitados (mendigos, pedintes, cuidadores de carros, amigos e parentes em dificuldade), que estão do lado de fora da igreja?
4- Por que a igreja não devolve o que angariou, em nome de outro, às pessoas que estão necessitadas e sofrendo pelo dinheiro que deu, e agora, de certa forma, tá sofrendo e fazendo falta. Tipo: contas mesmos ou necessidade para remédios e ou tratamento médico hospitalar.
5- Por que dão mais valor no dinheiro, status, nível social ou bens materiais de uma pessoa, do que na própria pessoa?
6- Por que as pessoas querem se dar como exemplo de sucesso, se elas próprias não são exemplos de realização de sucesso?
7- Por que os idosos, que têm toda uma experiência de vida é descartado da família e da sociedade produtiva?
8- Por que os médicos são mais valorizados que os esquecidos cientistas (bioquímicos), que inventaram o remédio, que ele simplesmente prescreve?
9- Por que as firmas ou indústrias não dividem, parte de seu lucro anual, com os funcionários que trabalharam duro pra enriquecer o patão?
10- A última. Por que dão parabéns pelo aniversário de alguém, e não parabeniza também a mãe que gerou ele?

Coisas inexplicáveis são coisas que são explicáveis mas sem nenhuma lógica.
Exemplos:
1- Países gastam montanhas de recursos e dinheiro público pra manter um exército (forças armadas) inoperante e desnecessário, pra proteger a nação de uma possível e improvável necessidade, e viram as costas para as necessidades reais do público e da nação.
2- Países fazendo guerra com outros e matando, em nome da paz!?
3- Inventos que poderiam não, com certeza, mudariam a qualidade de vida do planeta e de toda a população mundial, milhões de pessoas, engavetado. Por não ser interessantes financeiramente, para algumas dezenas de grandes corporações, liderados por umas centenas de seres humanos endinheirados. Exemplo: energia livre. Tecnologia descoberta a quase 100 anos atrás que permitiria usar a energia que já usamos, sem fios elétricos (procure no youtub sobre um cara chamado Tesla), ou ainda, tecnologia que permite retirar do espaço universal, onde está o ar que respiramos, a energia necessária pra funcionar tudo o que precisamos elétrica ou eletronicamente, sem poluir nada e a custo zero.
4- Por que os políticos que estão no poder, fazem toda a população, o povo que os colocaram lá para lutar a favor deles, leis que prejudicam ou desvalorizam eles mesmos ou o próprio povo, prejudicam, o que podem e o que não podem, pelo interesse dos poucos outros, e muitas vezes vendem até o nosso país junto, por benefícios que sempre acabam em financeiros e projeções pessoais?
5- Por que a poupança dá menos de 1% de juros ao mês e os bancos e instituições financeiras (cartão de crédito) cobram de 10-18% ao mês? Tudo bem, cada banco ou instituição financeira cobra o que quer, mas, e o banco do brasil e a caixa econômica federal, não são bancos da federação do brasil, criados para dar créditos, servir, beneficiar, os interesses da população do Brasil, e não render como um banco. Então, por que eles, de certa forma, estão simpáticos, fazendo parte do jogo e ajudando a ferrar os pobres, endividados e infelizes povo brasileiro?
6- Por que dão descontos de 20%, para o IPTU, para pagamento total à vista, 10% de desconto para o parcelado pago em dia, e se não pagar em dia, perde todos os descontos e tem ainda ganha uma multa ou juros de 10%? De onde tiraram tantos descontos, e essa multa ou juros pelo pagamento atrasado? Quem fez esta lei? Está beneficiando ou ferrando quem? Será que não estão agraciando o rico, que tem dinheiro pra pagar à vista, beneficiando a classe média que pode pagar em dia e ferrando com o pobre, junto com o endividado, que como não tiveram como pagar no dia certo, estão, provavelmente, devendo, já pagando outros tantos juros para bancos ou instituições financeiras. Acrescentaram mais este peso em suas costas. Vejam só, perdendo o desconto de 10% e vão pagar mais !0% sobre o valor! Faz a conta, são 10+10=20%, 20% a mais, por não ter como pagar em dia! Quem fez esta lei, não deveria estar do lado do povo, e quem é o povo, a maior ou menor proporção dos eleitores?
7- Por que o governo federal cobra juros para dar o financiamento para a casa própria de uma população pobre, quase miserável que não tem quase nada, cheia de dívidas, ao invés de ajudar realmente, não cobrando juros nenhum, afinal, os bancos federais já devem ter recolhido o suficiente pra não ter nenhum tipo de prejuízo com isso!
8- Por que a ganância não tem fim? Pra que ficar tão rico a ponto de causar uma desigualdade e desvalorização social aliado a uma pobreza imensa? Porque se tem alguém com muito, e o dinheiro é limitado, vai ter muitos com muito pouco ou quase nada!
9- E por que todos os pobres do planeta, que são a maioria, vendo e sentindo todas estas desigualdades, ainda sonham em chegar lá, acham legal e até normal quem está, de certa forma, deixando de proporcionar uma redistribuição de toda esta imensa riqueza, por pura vaidade e realização pessoal.
10- A última. Por que mentem pra gente, e pior, causam desinformação e confusão com relação a verdade sobre quem somos, o que está acontecendo e o que nos espera?

Nenhum comentário: