segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Eu não sou ninguém!

Aconteceram muitas coisas hoje... que refletindo em tudo que penso e escrevo... cheguei a essa conclusão e vocês irão ver porquê!
Fiz uma viagem inversa: de onde eu sou à quando eu ainda não era.... e...
É incrível! Momentos antes de eu ver a luz, ou nascer... estava pelado, sem noção, conhecimento, comunicação, nome... sem nada... era ninguém!
Mas, de repente, a luz apareceu e vi muita movimentação, barulhos estranhos e... gente.
Parece até ouvir alguém dizer: é menino!
Aí me levaram até minha mãe e depois a todo mundo.
Me deram: nome e sobrenome, roupas, alimentos, conforto, brinquedos...
Para me comunicar chorava: to com fome, estou me sentindo mal...
Depois veio... chorava porque: queria alguma coisa... bom, queria não é bem o termo: exigia é o termo!
Pronto! Está concluído a personalidade do ser. Virei ser humano. Agora me tornei normal, o que todo mundo são: egocêntricos. Tudo e todos que me interessavam eram meu, tudo meu... minha mãe, meu pai, minha família, meus brinquedos, minha casa, meu corpo... minha vida!
Uns passos mais a frente, e já normal como disse, e grandinho, cresceram a lista do egocêntrico: minha mulher, meus filhos, meu dinheiro, minha casa, minha profissão, meu carro, meu mundo...
Então depois disso vem um tempo onde tudo tem que fazer um sentido, uma lógica.
Vejo pessoas infelizes com relação a vida e quase sempre ao dinheiro que impede uma vida feliz.
Me perguntei, por que o dinheiro é tão importante para as pessoas serem felizes, se o conceito de felicidade não existe o dinheiro e sim as sensações do que o dinheiro pode proporcionar ou o que pode comprar. Mas a felicidade vem pura e simplesmente de uma sensação espiritual: pensamentos e emoções. O dinheiro compra o bem material, mas se é feliz pela sensação ou emoção que causou esta experiência de ter ou ganhar o bem material, não tem nada a ver com o bem material ou o que comprou ele...
Pensei. Se entendesse a importância do dinheiro eu iria entender o que é a felicidade, então busquei as respostas pela falta do dinheiro.
Vi que as pessoas não suportam viver sem poder pagar suas contas, comprar as coisas que querem... muitas vezes são levadas a comprar coisas que estão na moda: celulares, computadores, televisores, carros, roupas, calçados, bolsas... e logo sai de moda e àquele sonho vira lixo. Parece que se o sonho virou lixo... os sonhos têm seus dias contados, uma hora ou outra vai virar lixo.
O que acontece com as profissões?
Estudam, formam, trabalham, ganham dinheiro, e depois se aposenta e nunca mais se usa àquilo que era tão importante... parece que o passado só serve para dar histórias e status, mas tudo que não se usa acaba virando... lixo.
Os bens materiais: casas, carros, motos, fazendas...
Os relacionamentos, filhos, famílias, amigos...
A gente...
E quando a gente... morrer? Nosso corpo não mais servir pra nada, o que vai virar? Lixo.
Peraí, o que você está sugerindo com isso?
R- Que a nossa vida e tudo que sonhamos e temos... um dia vai virar... lixo.
E daí?
R- Se soubéssemos, mesmo, e aceitássemos que tem lógica isso tudo, será que daríamos todo este valor a vida que estamos levando, se tudo acabará em lixo... até você?
Caramba, eu não estou falando de mim, você é que disse que não é ninguém! Eu só estou lendo isso!
R- Tem razão. Todo mundo está iludido que é alguma coisa até ter a certeza que não é nada e o que o fez sofrer, a vida toda foi por ser egocêntrico, levado a colocar culpa em alguma coisa ou alguém pela sua própria infelicidade.
Se chegou pelado e sem nada, e a vida ofereceu alguma coisa, mesmo que foi mais ou menos ou ruim mesmo, não acha que saiu na vantagem?
Quando vê um deficiente físico ou mental o que pensa a respeito?
Acha injusto, e quer dizer que se Deus faz tudo que existe no mundo, Ele errou e fez eles injustamente?
Por que acha que você é diferente deles?
Acha mesmo que a vida deveria só te dar coisas boas, alegrias e felicidades... e assim para todo mundo?
E pra eles e pra quase todo mundo... que não está sendo bom assim?
Penso que as respostas acontecerão quando a gente morrer.
O que acha que vai acontecer, lá em cima?
Vai ser quem, o que, ou vai valer o que?
Vou responder: nada.
Seremos ninguém, mas teremos, temporariamente, lembranças e recordações que terão valor apenas para nos diferenciar de alguns outros.
Então acho que não preciso chegar lá em cima para me falarem que eu não sou ninguém, vou chegar sabendo. Penso que o mico será menor.
Tudo bem, mas qual o propósito de tudo isso, em ser diminuído para lixo e para ninguém?
É simples: Em esclarecer que a felicidade que buscamos não está nas conquistas, no dinheiro e nas coisas que ele pode nos proporcionar, e que a infelicidade vem do egocentrismo da gente em querer tudo ao nosso tempo e do nosso jeito, de ficar infeliz, desnecessariamente, por não ter o que desejamos, mesmo sabendo que o que nós desejamos depende de alguém que não deseja o que desejamos, e o que desejamos ter e que temos e também o que não temos, não tem futuro nenhum... lembra: vai virar lixo.

Mensagem:
Vamos ser racionais e nos colocarmos no nosso nível de ninguém.
Vamos ser felizes com tudo o que foi e está sendo proporcionado para nós, não o que temos ou o que não temos.
Vamos valorizar a vida e as pessoas, e não o bem material.
Vamos valorizar os momentos, cada momento de nosso dia-a-dia, são eles a nossa única riqueza que nem a morte poderá tirar de nós.
Vamos praticar o ato da felicidade em viver e servir, seja em casa ou no trabalho, na rua ou no trânsito.
Vamos praticar o amor, apertando a mão ou abraçando alguém com sinceridade, sorrir por dentro para as pessoas, ajudar no que for necessário e não por obrigação às pessoas que estão ao nosso redor.
Vamos viver a verdade maior: somos uma grande família, de seres humanos, não existe os outros: existe meus ou nossos, irmãos.
Vamos acabar com o individualismo, o egocentrismo, a pobreza, a miséria, a indiferença, o desamor... o mal... agora! Com desejos e atitudes de quem se dá ao luxo de se chamar: ser "humano", de que hoje é alguém, e que pode ainda fazer a diferença a alguém... mas um dia... vai se tornar um lixo... vai voltar a ser o mesmo ninguém que foi quando estava no útero da mãe que o gerou.

Pensamento: Ser humilde, útil e com sabedoria são virtudes de um sábio, agradecer a vida que a gente tem e leva é uma verdade, viver coletivamente e intensamente as emoções é o nosso propósito e a morte é uma certeza.

Nenhum comentário: