quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Por que os remédios não curam a obesidade

Existe uma confusão! Obesidade é sinônimo de obeso, e ser obeso não é ser gordo, é estar pesando bastante ou acima do normal.
Já ouviram falar de falso magro? É aquele magrelo com uma barriguinha. Aí a gente faz uma avaliação física nele e vê que não tem músculo algum, e só banha.
Depois, a gente pega um gordinho atleta que pesa muito mais que o magrelo que é denso de músculos e seu percentual de gordura acusa menor que o magrelo.
Já vi comendo absurdamente a mais que um gordinho e não engorda nada.
Também já ouvi que o gordinho é assim porque come besteiras.
Como educador físico sempre questionei: como é que uma pessoa consegue engordar 3-5 kg em um final de semana ou emagrecer o mesmo tanto em alguns dias? Vai a um açougue e pede pra colocar 3-5 Kg em um saco e pense como isso seria possível ser estocado pela alimentação ou perdido por regime e malhação neste curto espaço de tempo? Simplesmente, IMPOSSÍVEL!
Trabalho com drenagem linfática e vejo pessoa perderem Quilos em algumas sessões sem fazer regime e exercícios físicos. Então não é gordura, é xixi! Água!
Pense agora se pegar um magrelo ou uma magrela e fizermos com que ela não consiga drenar os líquidos de seu corpo de uma forma normal, o que aconteceria? Iria parecer uma caixa d´água, se tornaria um gordinho ou uma gordinha.
Agora, e se fizer o contrário, pegarmos algum obeso e abrir os drenos dos líquidos de seu corpo?
Então, o que causa os problemas de mau funcionamento nos linfonodos ou gânglios linfáticos (responsáveis pelo equilíbrio e excreção dos líquidos extracelulares (linfas) do corpo todo) nos obesos?
R- Ansiedade, stress, depressão... comida e genética.
Peraí, pais ansiosos geram filhos calmos ou ansiosos?
Mas o que a ansiedade tem a ver com isso?
A ansiedade leva ao stress e a depressão. Que leva a pessoa a comer Carboidratos (glicose) para suprir as necessidades de energia do sistema nervoso central, que só funciona a base da glicose. Os alimentos mais saborosos não são feitos só de carboidratos, e sim de gordura junto. Muita necessidade de glicose, muita comida, muita comida, aumento do peso e obesidade.
Mas e a retenção de líquidos?
Bem, esse quadro ansiedade, stress e depressão leva a aumento de hormônios como o cortisol que causa a vaso contrição dos vasos sanguíneos e linfáticos. Vaso constrição dos vasos linfático e linfonodos = retenção de líquido, retenção de líquidos = aumento de peso = obesidade.
E o remédio. Remédio faz tenta reduzir a saciedade, mas acaba aumentando a ansiedade, e aumenta a diurese (xixi! líquido filtarado que vem, diretamente, do sangue e não do sistema linfático), e a pessoa fica dopada, lerda ou agressiva, com a boca seca e perde o apetite junto com sais minerais super importantes, como o potássio.
Não resolve porque a pessoa vai continuar ansiosa, stressada e depressiva. Porque pra mudar isso ela tem que mudar seu jeito de pensar e agir.

Nenhum comentário: