domingo, 15 de janeiro de 2012

Por que continuam tratando a gente com circo e pão?

Já li a respeito e no filme "Gladiador", que mostra claramente quando o império romano estava passando por turbulências, foi determinado pelo senado, para a distração da população e desvio do foco dos graves problemas políticos do império e financeiro do povo, que o coliseu fosse aberto, e que proporcionasse, de alguma forma à população, diversão e uma alimentação farta.
Parece que hoje, após séculos de trama, continuam usando a mesma tática, porque funciona mesmo!
Show de músicas, programas de TV lixo, jornais e revistas com reportagens inúteis e com informações pagas que geram tendencia de modas (mais conhecido como: manipulação das massas)... pornografia, lutas do tipo vale-tudo, olimpíadas, campeonato mundial de esportes e de futebol (a arte do povo)!
Há! Não vai me dizer que eu não gosto de tudo isso!?
Mas é claro que gosto! Gosto de tudo o que presta e o que não presta... conscientemente!
E é esse o problema. Estou dominado pelo sistema. Eu vivo em sociedade, preciso estar dentro dela e acabo também sendo um inocente útil, como todos. Como dizem: eu sou normal, loucura seria não gostar de música, comida, bebida, sexo, diversões, filmes, besteiras... pra que levar a vida tão a sério? a vida é curta e temos que aproveitar!... o negócio é não perder tempo!
Só que eu, paro e penso aonde isso tudo está me ou nos levando, tenho a consciência de ser o que eu sou, e o resto, que consciência têm?
O que querem os poderosos que já tem tudo o que precisam? A resposta seria o poder, que é um vício, assim como as drogas e o álcool. Concordo que o vício leva as pessoas a fazerem coisas terríveis... mas e as pessoas que o circulam, as famílias, os amigos, a sociedade... também estão viciadas e apoiam totalmente esta insanidade? Poucos viciados fazendo então, milhões de sofredores e miseráveis, com ilusões de sonhos comprados.
Seres inteligentes, oportunistas e manipuladores que usam do poder e da riqueza pessoal para se tornarem o que mais agridem... pobres, miseráveis, iludidos e dignos de pena.
Vi um vídeo no youtube que mostra uma adolescente de Vancouver (Canadá) falando numa conferência mundial, que inclusive aconteceu no Brasil, ela, representando a organização das crianças em defesa do meio ambiente falando sobre a pobreza e a desigualdade na distribuição de renda entre os países do mundo. Valeu, não foi em vão. Mas não sensibilizou ninguém deste fórum mundial, pra ser sincero, não adiantou nada!
Indignação a parte, a vida é muito insana mesmo! Mesmo porque, quando eles trocarem seus ternos e gravatas pelo famoso paletó de madeira (caixão), o que vai contar é o que se fez e o que se foi, não o que teve ou adquiriu!

Nenhum comentário: