terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Não somos mais os mesmos.

O grande problema da humanidade é desconsiderar que não somos mais os mesmos... que fomos antes, nem muitas vezes o de ontem ou de momentos atrás.
Culpamos as pessoas, pelo que fizeram ou pelo que são...
Quando eu era criança, não tinha a menor noção de nada. Não tinha sequer tato para lidar nem comigo mesmo, era não apenas criança, mas inconsequente pela minha falta de vivência, ignorância de conhecimentos e maturidade.
Fiz e falei coisas que hoje fico, até rindo, pelas barbaridades da época e valores que dava a tudo aquilo.
Penso que com os anos, a criança daquela época foi apenas ficando mais velha, com mais idade... mas continuou, criança. Não fazendo e falando as mesmas coisas, mas pela maior vivência e maturidade, menor ignorância de conhecimentos, caminhei por caminhos mais lógicos e com menores gafes.
Acredito que hoje, não faria mais o que fiz antes, com palavras e atos. Não porque acho que foi errado e não faria de novo, mas porque penso que sou hoje, a soma de tudo de bom e de ruim que aconteceu no meu passado, e se alguma coisa fosse mudada no passado, talvez hoje eu seria uma pessoa pior do que sou ou acredito ser. Penso que tudo e todos foram e são perfeitos, inclusive os acontecimentos de ontem e de hoje.
Meus conceitos foram mudando com o tempo e hoje, mudaram de uma tal forma que não vejo razões para inúmeras coisas que antes me deixava triste e me fazia inclusive chorar.
Convivi com pessoas, tive relacionamentos, amigos... que na época era de total importância com seus atos e palavras, e que hoje nem me lembro mais, nem das coisas boas e nem das ruins... foi passado, e passado é o que passou e não volta mais.
O nosso sofrimento atual existe, porque vivemos andando para frente, mas olhando para trás. Não trazendo de volta, apenas os anjos, e sim os fantasmas do passado.
Vejo que a maturidade não está em ser mais velho, ou ter mais conhecimento, dinheiro, posição social... está em entender a vida e os outros, e aceitar em paz a vida e os outros.
Existe muitos motivos que fazem a vida feliz não valer a pena, por não ser o caminho e não dar em nada. Exemplos:
Cobrar alguma ou esperar alguma coisa dos outros como: desculpas, perdão, ajuda, amor, afeto, consideração....;
esperar que alguém faça alguma coisa por e pra você...;
esperar que alguém mude agora, porque você está, mandando, pedindo, dando exemplos, achando que é melhor pra ela...
Enfim!, o dia que entendermos que tudo isso que falei agora... aconteceu, ou está acontecendo com a gente, não está dando em nada, e nem vai dar.
O dia que entendermos que somos todos iguais, erramos juntos e fazemos quase sempre, o que todo mundo faz, que mesmo a gente sendo, um pouco pessimista com muita gente, a tendência, com o tempo, é de mudança... e pra melhor.
Já aconteceu comigo de estar numa situação que eu não entendia porque continuava sofrendo... via que não tinha lógica nenhuma estar passando por aquilo. Mesmo com todas as minhas forças não conseguia sucesso algum nas minhas tentativas de mudanças... até chegar um momento, que deu um estalo, uma clarividência, que me deu o poder da liberdade, onde no mesmo instante pude agir conforme meu desejo... e mudei... abandonei aquele barco velho, cheio de buracos, sem condições nenhuma de prosseguimento... A partir deste momento, pude perceber que nada daquilo fazia sentido, e segui em frente, sem olhar para trás.
Imagino que, muitos, como eu, ou todos, um dia, passará por este instante, e que de uma hora para outra, abandonará seu barco velho, cheio de buracos... problemas.... e seguirá, também, em frente... sem olhar para trás.
Mas de nada adiantará tudo isso acontecer, se não entendermos que isso é o que fará a diferença para entender... a vida e os outros.
A moral da história é que um dia, todos nós, não seremos mais os mesmos, podendo, a mudança acontecer... agora, amanhã ou algum dia.
Enquanto todos não chegarem ao momento de não ser mais os mesmos, teremos que ter paciência, tolerância e sabedoria, assim como muitos sábios tiveram com a gente... no passado, ou talvez até agora.
A nossa felicidade coletiva dependerá apenas de nós, em entendermos e esperarmos as mudanças de todos no momento certo, e na hora certa de acontecer.

Nenhum comentário: